Aniversario_OndaVerde

Por Débora Prazeres – Sócia número 12

O dia 19 de Março foi o dia escolhido para comemorar o 20º aniversário da Onda Verde na Quinta de Gradouro – Avintes. Foi um gosto contar com a presença de tanta gente, cerca de 100 pessoas, que fazem parte da família Onda Verde neste momento de festa. Durante o jantar foi possível recordar, através de algumas apresentações, os 20 anos de actividade. Como associada- há já 20 anos- considero que a associação me permitiu aprendizagens muito importantes e estruturantes para a minha vida; na verdade, a minha vida confunde-se de certo modo com a associação.

Ressalto actividades como os Campos de Trabalho, os Campos de Férias, a Escola da Natureza, as Sessões de Educação Ambiental nas escolas, as visitas a vários Parques Naturais e Reservas Ecológicas, as intervenções e denúncias de atentados ambientais, os projectos internacionais como os Seminários e Intercâmbios, os Voluntários Europeus que pela nossa Instituição passaram e os momentos de reunião como momentos de crescimento e evolução que nos permitiram a todos os que partilharam estas experiências, abarcar uma série de competências importantes para o futuro.

Recordo os fundadores que apoiaram a criação da associação; recordo tantas pessoas que permitiram a evolução e a crescente estruturação da Associação (membros das várias direcções, monitores das actividades e meros participantes); recordo as várias Instituições Parceiras com quem tanto aprendemos e com quem conjuntamente trabalhamos com objectivos comuns; recordo o Serafim Silva como um líder que sempre teve a inteligência e a subtileza de integrar os jovens neste projecto conjunto, estando sempre no background suportando os passos a dar, com o seu know how e experiência. Este aspecto em particular, permitiu este sentimento de pertença que todos temos em relação à Onda Verde e que chegássemos aos 20 anos de vida ainda como uma Instituição com plena pujança, 700 associados e muitos planos para o futuro.

Um enorme obrigado a todos os que estiveram connosco até agora e que o futuro traga renovação, inovação e dinamismo, para que a continuidade esteja assegurada adaptada aos novos tempo. Que este seja, hoje e sempre, um lugar-comum de reunião de todos: um ponto de encontro intemporal e polivalente.