Resultado de imagem para Programa Nacional Desporto Para Todos

O Programa Nacional Desporto para Todos (PNDpT) é uma medida estrutural que visa apoiar programas desportivos que promovam a generalização da prática desportiva de âmbito informal, recreativo ou competitivo (não federado), entendida como uma atividade determinante na formação e desenvolvimento integral dos cidadãos e, por conseguinte, da sociedade.

Quem se pode candidatar?
Entidades públicas ou privadas, sem fi ns lucrativos, que tenham por objeto o desenvolvimento da prática desportiva, designadamente confederações, federações desportivas, clubes, associações, coletividades, entre outras organizações cujo objeto social compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.

Apoios previstos a conceder no âmbito do PNDpT
Apoio técnico, humano, material e financeiro.

Condições para beneficiar dos apoios previstos
As previstas no Regulamento da Candidatura do PNDpT, disponível na página eletrónica do IPDJ, I.P. (http://www.idesporto.pt). O apoio a conceder será concretizado mediante a celebração de um Contrato-Programa enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 273/2009, de 1 de outubro.

O que será necessário para apresentar a Candidatura?
Submeter a candidatura através de formulário próprio para o efeito, disponível no sítio eletrónico do IPDJ, I.P. (http://www.idesporto.pt), juntamente com os documentos solicitados no Regulamento do PNDpT.

Iniciativas objeto de apoio:
a) Prática desportiva regular visando a: promoção da saúde e estilos de vida saudável entre todos os
segmentos da população; inclusão social (minorias étnicas, população desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, entre outras); integração da pessoa com deficiência; promoção da igualdade de género; sustentabilidade ambiental; proteção dos direitos humanos; entre outras áreas que se afigurem de interesse relevante para o desenvolvimento integral do indivíduo através do desporto;
b) Eventos desportivos capazes de mobilizar um número crescente de pessoas;
c) Produção de publicações/estudos científicos na área do desporto suscetíveis de produzir conhecimento que alicerce o desenvolvimento de estratégias de atuação no âmbito do propósito do programa;
d) Concursos/prémios e campanhas de comunicação que tenham como objetivo sensibilizar a população em geral para a prática desportiva regular e os benefícios que dela decorrem ao longo da vida.

Articulação:
O PNDpT promove e incentiva a articulação dos programas desportivos elegíveis com outras instituições, governamentais e não-governamentais, que têm por objeto de intervenção as diferentes áreas consagradas no PNDpT com o propósito de reforçar e impulsionar o crescimento dos mesmos.

Boas Práticas:
É também missão do PNDpT identificar, divulgar e estimular a adoção de boas práticas, nacionais e internacionais, públicas ou privadas.

Prémios PNDpT:
Aos três melhores programas desportivos apoiados pelo PNDpT será atribuído um prémio de mérito.
O IPDJ, I.P. publicitará os programas desportivos premiados através da sua página eletrónica.
Os programas desportivos serão avaliados de acordo com os critérios expressos no artigo 6.º do regulamento.

As candidaturas ao Programa Desporto para todos decorrem de 27 de janeiro a 28 de fevereiro para projetos a financiar no ano de 2017.