A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis lançou recentemente o Concurso “Vamos Criar uma Associação Juvenil”, inserido na sua Campanha Nacional “Associativismo Juvenil: Escola de Cidadania e Voluntariado”, que visa a promoção da participação ativa dos/as jovens na sociedade, assente no empoderamento, na capacitação e na afirmação da sua cidadania.

Com esta Campanha a FNAJ pretende potenciar a intervenção direta das associações juvenis na identificação e resolução de problemas sociais inspirando, nos mais de 4000 jovens envolvidos nesta Campanha, a capacidade de agir, criar e crescer, despoletando novas lideranças com impacto direto nas comunidades, ajudando-os a mudar o mundo, promovendo o talento e a iniciativa jovem.

Numa ação inédita, e após a deslocação do Infobus da Cidadania (unidade móvel da FNAJ) às cerca de 40 escolas de Portugal que participam nesta Campanha, promovendo sessões de sensibilização e orientação sobre associativismo, participação cívica e voluntariado, a nossa equipa de projeto auxiliou os jovens interessados em participar no curso, na criação e construção de uma ideia de projeto para uma associação juvenil.

Por acreditamos que esta é, por excelência, uma ação de afirmação do associativismo e da capacidade de ação e intervenção social da juventude portuguesa, face aos projetos apresentados a concurso em cada escola, convidamos-vos a acompanharem, a promoverem e a apoiarem esta que é a nossa Campanha Nacional de Associativismo Juvenil, que entra neste momento na segunda fase do Concurso.

A primeira fase prevê a criação de projetos e eleição dos melhores por escola, a segunda fase seleciona os melhores projetos por distrito/região autónoma e a última fase será a eleição do melhor a nível nacional.

Nesta fase, todos os jovens participantes apresentaram os seus projetos e já foram eleitos os melhores por escola. Todavia, face à qualidade dos projetos apresentamos e vontade de intervenção social dos jovens participantes, entendemos que nenhum dos projetos deve ser perdido no processo inerente ao Concurso, no qual só os melhores vão passando de fase, pelo que convidamos a FAJDP a conhecer e apoiar a iniciativa deste jovens, imbuídos de uma vontade genuína de mudar o mundo.

Teaser da campanha: