Um dos grandes problemas das organizações sem fins lucrativos é como obter financiamento para os seus projetos e para potenciar o crescimento da sua atuação. Foi nesse sentido que o Capacita.Te 2018, iniciativa da CM Porto através da Divisão da Juven­tude em parceria com a FAJDP, dinamizou a ação de capacitação “Angariação de Fundos em ONG’s”. Esta ação teve como objetivo desmistificar o porquê de angariar fundos: mais do que obter rendimento, uma boa estratégia de fundraising permite publicitar a organização, recrutar novos voluntários e ganhar reconhecimento e apoio da comunidade.

Com base em trabalho prático e partilha de modelos, falou-se da necessidade de pensar a sustentabilidade das organizações a longo prazo, definindo modelos de orçamento e, só depois, pensando em angariação de fundos e captação de parceiros.

A formação foi um sucesso, muito por causa da di­nâmica que se criou com o grupo. Vindos de contex­tos muito diferentes e com espírito de aprendizagem, saíram todos cheios de motivação para implementar planos orçamentais e definirem modelos de negócio para as suas organizações.