O Ninho das Associações é mais do que um espaço de acolhimento ao projeto associativo. É um espaço que aumenta a rede de contatos das associações, potência a produtividade e fomenta a mudança de perspectivas e atitudes.

Funciona como uma comunidade diversa e energética de jovens, que partilham o mesmo espaço e dispõem de meios e recursos essenciais à sua atividade diária.

São várias as Associações que já fazem parte do Ninho Associativo e ocupam este espaço recente e moderno, situado no coração da cidade do Porto, onde estão disponíveis todos os serviços essenciais para o funcionamento dos seus projetos, com secretárias de trabalho, telefone, impressora, sala de reuniões, computadores, armários de arrumação de material e wi-fi.

O centro de recursos da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto está também ao dispor das associações incubadas e é bastante completo e inerente às necessidades associativas. Pode ser consultado aqui:

O conceito da criação de um ninho associativo nasceu com a necessidade de reunir todas as condições necessárias para a educação não formal, onde todas as associações juvenis que não tenham a possibilidade de ter um espaço próprio, poderem continuar a desenvolver os seus projetos e conseguirem frequentar um espaço onde podem trabalhar para fazer a diferença na sua área de intervenção.

Este é também um espaço privilegiado para a partilha de experiências entre as associações e os seus jovens, promovendo assim o intercâmbio associativo.



Projetos Presentes


MEDesTU

 É uma associação juvenil que tem como fim promover e desenvolver iniciativas da capacitação dos jovens através da educação não formal.
Promover conhecimento sobre o mundo Árabe e Islâmico e participação ativa dos jovens.


168448_105925322815488_7398011_n

Ecoclubes

Os Ecoclubes são Organizações Não Governamentais (ONG) da sociedade civil, democráticas constituídas por crianças e jovens que articulam acções com outras instituições da comunidade para melhorar a qualidade de vida da população. Com campanhas de sensibilização, utilizando estratégias participativas, visam envolver os membros da comunidade na implementação de propostas de sustentabilidade prática.

 


 

It Gets Better Portugal

Esta associação tem como fim promover a defesa dos direitos humanos nas suas mais diversas vertentes com especial enfoque na implementação e desenvolvimento de projetos/atividades de defesa, apoio social e integração social dos jovens LGBT Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e seus apoiantes.


10570360_1038048036221624_3073732901156426384_n

ConnectART

A Connect ART é uma associação cultural juvenil com actuação em projectos culturais, artísticos e sociais.
O objectivo principal da associação é engrandecer o entendimento intercultural dos jovens, promovendo uma cidadania Europeia activa através de actividades sócio-culturais nos países Europeus.


10672411_1502272910025340_2227158369924006582_n

Crefa

O Centro Regional de Formação de Animadores mais conhecido como CREFA, realiza grande parte das suas actividades na casa das associações da FAJDP, o seu objectivo é a dinamização de formação associativa dos jovens, através de iniciativas criadas para o efeito com base em princípios de educação não-formal. Algumas das suas iniciativas, têm cobertura nacional através do programa FORMAR do IPDJ.


Historioscópio

A Associação Historioscópio tem como fim promover a criação, a investigação, a inovação e o desenvolvimento, bem como o conhecimento, a divulgação e a fruição de várias áreas artísticas, nomeadamente, teatro, teatro de marionetas, teatro de rua, acrobacia, malabarismos, música, dança, cinema, artes digitais, fotografia, design, artes plásticas e cruzamentos disciplinares.


Partilha Coragem – Associação Juvenil

A associação tem como fim: promover, organizar, desenvolver e realizar atividades e/ou eventos sociais, com finalidades formativas, culturais/sociais, recreativas e desportivas. Serviços de apoio de natureza moral, cultural e material a pessoas e grupos que deles careçam, desenvolvendo atividades de protecção à infância e juventude.

 


Ansol

Ansol

A Associação Nacional para o Software livre é uma associação portuguesa sem fins lucrativos que tem como fim a divulgação, promoção, desenvolvimento, investigação e estudo da informática Livre e das suas repercussões sociais, políticas, filosóficas, culturais, técnicas e científicas.


12112456_910901792333748_1253809765692553440_n

Associação Cura+

A Associação juvenil Cura+ tem como objetivo conceber, executar e apoiar programas, projetos e iniciativas de cariz social que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas carenciadas, designadamente através da realização de ações de voluntariado no setor farmacêutico.

 

 


 

XX Element Project – Associação Cultural que nasceu em 2016 com o objetivo de promover o enriquecimento cultural da população em geral e de atividades de carácter cívico e social, com especial enfoque na temática da mulher, promovendo a igualdade do género. A associação é a organizadora do primeiro festival de cinema internacional no feminino em Portugal – PORTO FEMME, que vai ver a sua primeira edição em Maio do presente ano.

 

 


 

A Associação Portuguesa – P.E.J. constituida em 1999, é a representante oficial, em Portugal, do Parlamento Europeu dos Jovens Internacional, desde essa data, embora já em funções desde 1989.

É uma Associação independente, cultural, sem fins lucrativos nem filiação partidária, com competência no âmbito da concepção, implementação e realização de iniciativas – congressos, fórum, colóquios, debates – na área da Educação não formal.

 


A JADE Portugal representa o Movimento Júnior português, as Júnior Empresas que o integram e apoia a difusão do conceito, principalmente apoiando a formação de novas Júnior Empresas e envolvendo cada vez mais instituições de ensino superior neste movimento global.

 

 


  A Refugees Welcome Porto é um Grupo Informal de Jovens cuja missão é contribuir para a criação de uma “cultura de boas vindas”. Pretende apoiar refugiados na sua vida num país diferente do seu de origem.

 

 

 


O Pint of Science é um festival que pretende juntar o público em geral e especialistas da área num ambiente descontraído para discutirem as últimas novidades da ciência. O objetivo é que os investigadores deem a conhecer os seus projetos de uma forma simples e interessante de modo que a discussão científica seja acessível a todos os presentes. As palestras não são mais do que uma conversa num bar sobre um assunto atual, com um copo de cerveja na mão.