Por decisão da Nações Unidas, este ano as comemorações do Dia internacional da Juventude (DIJ) têm como tema «Jovens construindo a paz».

Considerando a importância desta data, entendeu o Secretário de Estado da Juventude e Desporto enquadrá-la este ano a 11 de agosto, sexta-feira, uma vez que o dia oficial se comemora a 12 de agosto, este ano a um sábado, permitindo assim que mais jovens de todo o país se juntem às comemorações oficiais do dia. Este ano as atividades das comemorações do DIJ decorrem oficialmente no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

São objetivos gerais da iniciativa:
• Assinalar o Dia Internacional da Juventude;
• Dar expressão e valorizar o trabalho com e para jovens;
• Enfatizar o papel central que o IPDJ tem na interligação das áreas da Juventude e do Desporto e as mais-valias que as mesmas fomentam na sociedade portuguesa.

São objetivos específicos:
• Promover estilos de vida saudáveis;
• Proporcionar atividades, a jovens de todo o país, que nem sempre estão acessíveis à maioria da população;
• Fomentar o intercâmbio e o encontro de jovens e entidades promotoras de um segmento de intervenção com enorme historial na área da Juventude;
• Incentivar a prática desportiva.

Assim, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.) irá organizar, dia 11 de agosto, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras, um evento que une atividades desportivas, lúdico-pedagógicas e de sensibilização, promovendo estilos e comportamentos de vida saudáveis.

Comemora o Dia Internacional da Juventude, liga-te a outros jovens nas redes sociais. Usa os seguintes hashtags:

#YouthDay | #DiaInternacionaldaJuventude

 

Mais informação sobre o DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Em Dezembro de 2009, a Assembleia Geral proclamou o ano 2010 “Ano Internacional da Juventude”, com o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a nova agenda de ação das Nações Unidas até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015.

Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.