Foto de Projeto Catapulta. Foto de CREFA - Centro Regional de Formação de Animadores.

 

A partir do dia 18 de Janeiro de 2017 o CREFA é, oficialmente, entidade gestora do Projecto “Catapulta E6G”, continuando o SOS Racismo como entidade promotora.

Esta mudança fortalecerá o trabalho em conjunto dos dois projetos, bem como a colaboração próxima com a Casa das Associações que servirá como espaço privilegiado para a realização de atividades quer do Catapulta, quer em co-organização com a FAJDP e o CREFA.

Prevê-se a criação de um espaço de colaboração frutífero e com o objetivo de continuar a trabalhar na dinamização da comunidade, através da promoção de valores de cidadania, igualdade, respeito pela diferença, inclusão social , conjugando atividades e dinâmicas de educação não-formal de, com e para jovens.

 

Foto de Projeto Catapulta.

Sobre o Catapulta EG6…

O “Catapulta E6G” está integrado no Programa Escolhas, promovido pelo Governo de Portugal, ACM (Alto Comissariado para as Migrações) e Programa Escolhas e financiado por Segurança Social e Direcção Geral de Educação e co-financiado por POISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego) ao abrigo do PORTUGAL 2020 – Quadro de Referência Estratégico Nacional 2014/2020.

A principal missão deste projeto é promover a inclusão social e escolar das crianças e jovens da Centro Histórico do Porto, apoiando-os na construção do seu percurso escolar e/ou de cidadania, desenvolvendo as suas capacidades pessoais e sociais a partir da valorização da sua origem e identidade.

Tem vários locais de intervenção:

1) Espaço Comunitário (Antigo Edifício da Junta de Freguesia da Sé) para jovens com mais de 11 anos ou que frequentem o 5º ano;

2) Escola EB1 do Sol – crianças do 1º ciclo;

3) Escola Secundária Alexandre Herculano – jovens do 7º ao 12º ano

4) EB 2,3 Drº Augusto César Pires de Lima – jovens do 5º ao 6º

5) Largo de Cimo de Vila;

6) Círculo Católico de Operários do Porto

Tem como parceiros: CREFA – Centro Regional de Formação de Animadores (Gestor), Movimento SOS Racismo (Promotor), União de Freguesias de Cedofeita, Sto Ildefonso, Sé, Miragaia, Vitória e S. Nicolau; Comissão de Protecção Crianças e Jovens – Porto Central; Círculo Católico de Operários do Porto; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Federação Distrital de Associações Juvenis do Porto; Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano – Porto; Instituto Português do Desporto e Juventude; Rede Inducar e Associação de Apoio à Infância Bispo D. António Barroso.

Sobre o CREFA…

O Centro Regional de Formação de Animadores mais conhecido como CREFA, nasceu em 1989. Realizando grande parte das suas actividades na casa das associações da FAJDP, o seu objectivo é a dinamização de formação associativa dos jovens, através de iniciativas criadas para o efeito com base em princípios de educação não-formal. Algumas das suas iniciativas, têm cobertura nacional através do programa FORMAR do IPDJ.

Podes ver mais sobre o Catapulta aqui.

Sobre o CREFA aqui.