O Debate a Tua Cidade é uma iniciativa de carácter anual, promovida pelo Pelouro de Educação, Organização e Planeamento, através do Gabinete da Juventude, e pela Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto e apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e Programa Escolhas, que decorrerá no dia 21 junho, das 9h00 às 18h00, na Casa das Associações, sito na Rua Mouzinho da Silveira nº 234.

O tema da 3ª edição do Debate a Tua Cidade foi definido em coerência com as prioridades estratégicas da União Europeia para a Juventude 2010 – 2018 e que assenta na criação de mais oportunidades em condições de igualdade para os jovens, na educação e no mercado de trabalho e na promoção da cidadania ativa, da inclusão social e da solidariedade.

O tema em debate será – Contextos e Fenómenos de Exclusão Social e integra o seguinte subtema- Inclusão Social, a Igualdade de Género e a Não Discriminação.

O debate envolverá 34 jovens, com a seguinte representatividade:

8 jovens de Associações de Estudantes do Ensino Superior
4 jovens de Associações de Estudantes do Ensino Secundário
8 jovens de Associações Juvenis
4 jovens do Parlamento de Jovens
6 jovens do Programa Escolhas
4 jovens do Programa FAP no Bairro

O Debate a Tua Cidade será dinamizado pelo facilitador Carlos Santos da Fundação Bracara Augusta, no âmbito de formação em Educação Não Formal e de acordo com as melhores práticas promovidas pelo Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A Metodologia é focada nos participantes através do desenvolvimento de processos de participação, partilha e reflexão.
Serão adotadas de igual forma ferramentas, fruto de adaptações, da responsabilidade do formador, de práticas de “Value Proposition”, “Model Canvas” e LEGO® EDUCATION® ao tema do Debate.

Como prémio de participação, será oferecido a cada jovem participante um bilhete duplo para assistir a um espetáculo cultural, até dezembro de 2017.