A partir de agora, a nossa SVE, Merve, irá manter-vos a par sobre as mais recentes oportunidades de mobilidade para jovens: todas as semanas novos projetos de voluntariado, estágios, formações, intercâmbios, bolsas, oportunidades de financiamento entre outros, serão partilhados no nosso site com toda a informação para que te possas candidatar.

Fundação Europeia para a Juventude – Subvenções para actividades internacionais de juventude

A Fundação Europeia para a Juventude (European Youth Foundation – EYF) é um fundo criado pelo Conselho da Europa para apoiar financeiramente as actividades juvenis europeias. Visa incentivar a cooperação entre os jovens na Europa através do apoio financeiro às actividades dos jovens. Trata-se de actividades que servem para a promoção da paz, da compreensão e da cooperação num espírito de respeito pelos direitos humanos, a democracia, a tolerância e a solidariedade.

Requisitos

Os candidatos devem representar uma organização ou rede internacional de jovens não governamentais, uma organização ou rede de jovens não governamentais nacionais ou locais, ou organizações não governamentais envolvidas no trabalho com jovens, provenientes dos Estados membros do Conselho da Europa. Uma lista dos membros pode ser encontrada http://www.coe.int/en/web/portal/home

 Prazos:

1 de Abril de 2017 para: Actividades internacionais realizadas entre 1 de Janeiro e 30 de Junho (1º semestre do ano seguinte)

1 de Outubro de 2017 para: Actividades internacionais realizadas entre 1 de Abril e 31 de Dezembro (2º semestre do ano seguinte)

1 de Outubro de 2017 para: 2 anos de subvenção estrutural para 2018-2019 (ONG / redes internacionais)

Descobre mais:  https://eurodesk.eu/program/european-youth-foundation-grants-international-youth-activities

Varna: Capital Europeia da Juventude 2017

Durante um ano, Varna tornar-se-à um ponto de encontro para ideias inovadoras, criatividade e para o desenvolvimento do pensamento alternativo. Centrar-se-à na inovação social, em particular no desenvolvimento do empreendedorismo social como instrumento de desenvolvimento da participação dos jovens, do emprego sustentável, da criatividade, da ligação em rede, do intercâmbio e da educação. És encorajado a participar nessas atividades e a sugerir tua visão para o futuro de outros projetos relacionados com a juventude na União Europeia.

Este mês, irão se realizar três eventos que visam o desenvolvimento do potencial dos jovens e que trazem mais de 150 convidados da Bulgária e do estrangeiro a Varna. São eles: o Fórum Nacional para a Inovação Social, a Conferência Internacional de Aprendizagem Informal, como uma ferramenta para a diminuição do emprego juvenil e o projecto europeu “100% Youth City” ( que contará com a participação de algumas cidades Captiatis Europeias da Juventude como Braga)  serão realizados entre 18-22 no Salão Iynashki e Centro de Juventude em Varna.

https://www.youtube.com/watch?v=x8f3qn10_pI&spfreload=10

Descobre mais aqui.

Programa de Estágios no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu oferece aos jovens titulares de um diploma de ensino secundário, obtidos antes do prazo de candidatura, correspondentes ao nível exigido para a entrada na universidade ou que tenham concluído um curso superior ou técnico a um nível equivalente, a oportunidade de realizarem um estágio.

 Condições Gerais:

– Ser cidadão de um Estado-Membro da UE ou de um país candidato;

– ser cidadão de um Estado-Membro da UE ou de um país candidato;

– ter 18 anos ou mais na data de início do estágio;

– ter um conhecimento aprofundado de uma das línguas oficiais da UE;

– não ter realziado qualquer outro estágio (remunerado / não remunerado) por um emprego remunerado há mais de quatro semanas consecutivas a expensas do orçamento da União Europeia.

 Prazos:

  1.  Formações não obrigatórias

Candidatura: 1 de Agosto – 1 de Outubro / Início da colocação (máximo de 4 meses): 1 de Janeiro

Candidatura: 1 de Dezembro – 1 de Fevereiro / Início da colocação (máximo 4 meses): 1 de Maio

Candidatura: 1 de Abril – 1 de Junho / Início da colocação (máximo 4 meses): 1 de Setembro

  1. Formações obrigatórias:

Prazo de recepção dos pedidos: 1 de Outubro / Início da colocação: Entre 1 de Janeiro e 30 de Abril

Prazo de recepção dos pedidos: 1 de Fevereiro / Início da colocação: Entre 1 de Maio e 31 de Agosto

Prazo de recepção dos pedidos: 1 de Junho / Início da colocação: Entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro

  Para mais informações consulta o site.

Estágios na Comissão Europeia

A Comissão organiza duas vezes por ano um período de formação contínua de cinco meses para os diplomados universitários. Isto não exclui aqueles que, no âmbito da aprendizagem ao longo da vida, obtiveram recentemente um diploma universitário e estão no início de uma nova carreira profissional.

Os períodos de formação começam a 1 de Março e 1 de Outubro de cada ano.

O programa de estágios está aberto a recém-licenciados de todo o mundo que:

– um grau de pelo menos 3 anos de estudo (mínimo licenciatura);

– um excelente conhecimento do inglês ou francês ou alemão (nível C1 / C2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas);

– um bom conhecimento de uma segunda língua oficial da UE (exigida aos nacionais dos países da UE).

– ter concluído o primeiro ciclo de um curso de ensino superior (ensino universitário) e ter obtido um grau completo ou equivalente à data de encerramento das candidaturas;

– não ter completado um estágio noutra instituição ou órgão da União Europeia ou ter trabalhado durante mais de 6 semanas, ou 42 dias de calendário (fins de semana incluídos) em qualquer instituição europeia, órgão da UE, agência executiva da UE ou delegações da UE; Parlamento Europeu (deputados).

Para obter mais informações, lê o procedimento de inscrição completo: http://ec.europa.eu/stages/applying/procedure_en

Prazos: 31 de Janeiro de 2017, às 12h00, hora de Bruxelas (para os estágios que de Outubro de 2017 a Fevereiro de 2018).

 Descobre mais: http://ec.europa.eu/stages/home_en

SVE em Marasesti, Roménia

O Centro Escolar de Educação Inclusiva, no ano letivo de 2015-2016, está a ajudar – do Sudeste da Roménia- um total de 304 alunos e pré-escolares , crianças e jovens com diferentes tipos de deficiência: perda auditiva neurossensorial, deficiência multi-sensorial , deficiências associadas, e leve, moderada e grave deficiência intelectual. Destes, mais de 190 crianças permanecem no internato aos fins de semana, onde são supervisionadas por educadores e professores de recursos. A falta de atividades de lazer e o pouco contato com outros membros da comunidade leva ao aumento das desigualdades sociais entre as crianças com deficiência, à marginalização e à exclusão social.

Tarefas do/da voluntário/a:

– planear, organizar e implementar oficinas extra-escolares onde realizarão actividades de lazer como: pintura, desenho, modelagem, decoração artesanal, reciclagem e actividades desportivas: xadrez, futebol, voleibol, ténis de mesa, basquetebol, badminton;

– apoio à coordenação de voluntários locais dispostos a participar em actividades com crianças e jovens desfavorecidos;

– escrever relatórios / artigos semanais onde descrevem a sua experiência de voluntariado.

 Para mais informações sobre alojamento, alimentação, subsídio etc.

http://yeseuropa.org/marasesti-rumania-voluntariado-ocio/

Podes contactar a FAJDP para mais informações e ajuda nas candidaturas.