Há algumas semanas, a ESN (Erasmus Student Network) convidou-nos a participar no seu Mobility Day- que aconteceu no dia 19 de novembro- e dinamizar uma sessão, sobre o tema “Aprendizagem ao longo da vida”.

O Mobility Day é uma das ferramentas postas em prática pela ESN para desenvolver e apoiar a mobilidade dos jovens, na Europa e no mundo. A ideia é que, durante um dia, estudantes Portugueses e internacionais encontrem várias associações do Porto para falar e aprender sobre as oportunidades de mobilidade oferecidas no programa Erasmus +, assim como fora deste programa e as diferenças entre a educação formal, informal e não-formal.

Aceitámos esta proposta com prazer e animámos, em conjunto com a associação juvenil MEDes Tu, um workshop cujo objectivo era aumentar os conhecimentos dos participantes sobre as várias oportunidades de mobilidade que têm, nomeadamente: SVE, estágios Erasmus, estágios na Comissão Europeia, WACT, Service Civile Internacional, Rede Eures e EU Aid Volunteers.

Durante a atividade, percebemos que só 2 ou 3 programas eram bem conhecidos dos participantes, mostrando assim que ainda há uma falta de informação entre os jovens sobre as suas oportunidades, e que as associações juvenis têm um papel importante na divulgação das mesmas. Portanto, agradecemos ao ESN a oportunidade de desempenhar uma das nossas missões : informar os jovens, ajudá-los a acreditar na possibilidade da mobilidade e mostrar todos os benefícios duma experiência profissional ou voluntária no estrangeiro.

Além disso, esta sessão foi uma oportunidade para fazermos algumas perguntas aos participantes, para perceber mais as suas expectativas acerca de uma instituição como a FAJDP. Escolhemos organizar um “World Café”: um exercício facilitando a reflexão em grupo: os participantes foram divididos em 5 pequenos grupos e deviam mudar de stand-questão cada 3 minutos.

As nossas questões:
• Como podes contribuir para melhorar o mundo?
• Mobilidade Jovem: quais são os vossos medos? As vossas motivações?
• Que eventos sugerem para a FAJDP organizar?
• O que entendem por Políticas de Juventude?
• O que é o associativismo para ti?

Eis as suas respostas: