10169220_926807260662961_5804532380109280839_n

 

Os Prémios ” Boas práticas | Associativismo Juvenil”, atribuídos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, visaram distinguir e premiar as associações juvenis inscritas e efetivas no Registo Nacional de Associações Juvenis, que se destacaram em 2013, pelas suas características e projetos de relevo. É também importante referir que foi premiada uma associação por região, tendo sido atribuídos, no total, 5 prémios no País.

 

Na região Norte a associação vencedora foi a Salta Fronteiras Associação, com o projeto “Escola de educação ambiental da Carriça”, este é um projecto aberto à comunidade e em particular à comunidade escolar, que pretende aproximar o ser humano à natureza para o desenvolvimento de uma ética ambiental e transformar a vida humana numa prática mais ecológica e em harmonia com o meio.

Na região Centro a associação vencedora foi a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, com o projeto “Festa da Transumância”, este é um festival de cultura popular, dedicado exclusivamente aos pastores da aldeia e às tradições do distrito da Guarda.

Já na região Lisboa e Vale do Tejo a vencedora foi a Lifeshaker – Associação, com o projeto “3 em Linha”, que concretiza diversas ações de combate à pobreza e exclusão social, dirigidas às crianças e jovens do Monte da Caparica.

Nas regiões Alentejo e Algarve as vencedoras foram respetivamente as associações: Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide, com o projeto “EKOS Music Fest 2013”, sendo este um dos eventos com mais peso no concelho, principalemente junto das gerações mais novas; e a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, com o “Projeto Mais Sucesso ESG”, um projeto no domínio da inclusão social de crianças e jovens para o concelho de Olhão.

A cerimónia de entrega do “Prémio Boas Práticas/ Associativismo Juvenil” terá lugar em Braga, no dia 6 de dezembro.