Foto de Portal da Juventude.A Medida 3 – “Apoio Formativo ao Associativismo” visa a disponibilização de apoio financeiro aos planos de formação desenvolvidos pelas associações de jovens efetivas no RNAJ, privilegiando o estabelecimento de redes de experiência e trocas de informação, com base no trabalho desenvolvido pelas associações de jovens e suas federações.

Esta medida, que substitui o antigo Programa Formar, embora, agora, com alargamento de destinatários, é a primeira a ser implementada.

Destinatários:

· Apresentação de candidaturas – Associações e Federações de Jovens RNAJ;

· Destinatários da formação (formandos )- dirigentes de órgãos sociais e jovens filiados em associações e federações de jovens RNAJ

 

Calendarização para 2018:

Sendo um ano piloto de lançamento, com um período reduzido de planificação e execução por parte das entidades destinatárias, em 2018 não serão selecionadas áreas prioritárias de formação (este ano não existirá o período de diagnóstico de necessidades);

Entre 18 de janeiro e 12 de fevereiro, período de abertura de candidaturas;
Até 15 de março, divulgação das associações e federações de jovens selecionadas e os respetivos planos de formação;
Entre 6 de abril e 28 de outubro, devem ser executados os planos de formação;
Até 6 de abril, será celebrado o protocolo com as entidades selecionadas;
Até 30 de outubro, apresentação do relatório de execução do plano de formação aprovado.

Entre 18 de janeiro e 12 de fevereiro decorre o período de candidaturas à Medida 3 – Apoio Formativo ao Associativismo do Programa Formar+ / 2018.

Podem candidatar-se:
– as associações ou federações efetivas no RNAJ (Registo Nacional do Associativismo Jovem), que pretendam promover um plano de formação enquadrado na educação não formal, a executar em 2018.

NOTA | Os formandos terão que ser exclusivamente dirigentes que pertençam aos órgãos sociais e jovens filiados de associações e federações de jovens RNAJ.