A 3ª edição do Capacita.te contou, pelo segundo ano consecutivo, com a realização de um bootcamp residencial de três dias. Em 2017 fomos recebidos pela Pousada da Juventude de Baião e este ano rumámos a sul, mais propriamente a Cascais, a Capital Europeia da Juventude.
Queres saber tudo o que se passou?
Nós contamos-te!
Cerca de 20 jovens portuenses, ansiosos por descobrir mais e partilhar experiências associativas, partiram bem cedo do Porto em pleno dia de Implantação da República. Após quase 5 horas de viagem – com alguns percalços pelo meio –, finalmente chegámos e fomos recebidos por um maravilhoso tempo, que prometia perdurar o resto do fim-de-semana, e por um grupo animado de participantes de Cascais. As atividades começaram após o (merecido!) almoço, à beira da piscina na Loja Cascais Jovem, onde decorreu a sessão de abertura e apresentação do programa, que contou com algumas palavras da Chefe de Gabinete da Juventude da CM do Porto, que esteve connosco durante todo o fim-de-semana. O resto da tarde foi dedicado ao grupo: utilizámos dinâmicas de grupo e exercícios de educação não-formal para nos conhecermos e construirmos a equipa de trabalho para o restante período do bootcamp. Terminámos o dia com a partilha de expectativas, medos e contribuições de cada participante.

O segundo dia iniciou com uma atividade radical: arborismo no Parque da Pedra Amarela! Apesar de alguns medos, conseguimos todos e todas fazer o percurso inteiro e, o mais importante, sem cair! Após a atividade ainda tivemos tempo para dar alguns mergulhos na piscina do hostel antes do almoço. Da parte de tarde, os mergulhos foram um pouco diferentes: entrámos em força na temática do associativismo juvenil, iniciando com a perspetiva histórica, seguida de um quizz associativo digital.
Esta atividade foi dividida em duas partes: a primeira, apenas com uma série de perguntas de escolha múltipla que avaliava o grau de conhecimento dos participantes de temáticas ligadas ao associativismo juvenil e às políticas de juventude; a segunda, mais ao estilo do debate, permitiu aos jovens participantes exporem as suas opiniões e dúvidas sobre o movimento associativo em Portugal. Depois de uma “conversa calorosa”, os participantes tiveram oportunidade de colocar em prática os conhecimentos recém-adquiridos através da construção de um pitch sobre um projeto associativo, que deveriam criar em pequenos grupos. No final, as “novas ideias associativas” foram apresentadas a um painel de especialistas, composto pela equipa da FAJDP, que avaliou a viabilidade das ideias e expôs dúvidas e questões. Depois do jantar, tivemos a oportunidade de passear um pouco e estreitarmos
laços entre nós. No domingo de manhã, fomos conhecer a vila de Cascais e fizemos uma walking tour orientada por duas jovens voluntárias, e que terminou no Parque Marechal Carmona, onde teve lugar o almoço em jeito de pic-nic e as dinâmicas de avaliação final.

No final tivemos a agradável surpresa de ter connosco a Drª Catarina Araújo, Vereadora da Juventude e do Desporto da CM Porto, que fez questão de vir entregar os certificados de participação e cumprimentar todos os participantes. Sem dúvida de que os principais ingredientes para o sucesso desta atividade foram o empenho e a entrega dos seus participantes: um grupo de jovens bastante heterogéneo e motivado que, com certeza, dará seguimento aos projetos, ideias e ambições demonstradas ao longo deste fim-de-semana de muito trabalho e partilha.
Estamos já ansiosos pela próxima edição do Capacita.te e, claro, pelo próximo bootcamp que desta vez se realizará na cidade de …
sugestões?