Foto de Cátia Camisão.

 

Após a vitória no processo eleitoral da FNAJ, que decorreu no passado dia 22 de Abril de 2017 em Viana do Castelo, em que a maioria das associações filiadas expressaram a sua preferência pela Lista A (69%), a nova Direção tomou posse na sede da FNAJ este sábado.

O compromisso da nova Direção  é composto por 5 pilares: Valorização do Associativismo, Gabinetes de Apoio, Comunicação e Informação, Cooperação Internacional e Diálogo Estruturado. Estes pilares assentam na representação, na defesa, na valorização e na afirmação das Associações Juvenis junto dos poderes públicos e políticos, na promoção destas como espaço de socialização, integração, capacitação e apoio à iniciativa de jovens e pretende continuar a pugnar pelo desenvolvimento do Associativismo Juvenil enquanto aspecto central de uma Política Pública de Juventude

Ao longo de todo o mandato a afirmação da voz do movimento Associativo Juvenil e da Juventude em novos espaços de participação, para além da Juventude, será prioritária e uma constante. Para o efeito, defendem a existência de um diálogo estruturado e uma cooperação direta do Estado com a Juventude, assente em mecanismos de codecisão e cogestão. Deste modo, os/as jovens passam de um papel passivo, de meros usufruidores/as das políticas de Juventude, para cidadãos/ãs ativos/as e participativos/as, com um papel fundamental no decorrer de todos os processos, desde o debate, à elaboração e execução das políticas.

A nova Direção é representativa  da vontade e do reconhecimento do trabalho de vários/as dirigentes do movimento associativo juvenil de norte a sul do país e é encabeçada por Tiago Rego – que iniciou o seu percurso associativo no CRCN (Centro Recreativo e Cultural das Neves).

Tiago Rego tem-se destacado pelo seu papel como Presidente da FAJUVIC, unindo e tornando mais ativas as Associações Juvenis de Viana do Castelo, constantemente promovendo a participação juvenil nas políticas distritais e a organização de eventos relevantes para os jovens do Distrito nas mais diversas temáticas: igualdade, cidadania, ambiente e cultura.