Após a saída de Manuel Barros, atual diretor dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), o IPDJ tem um novo Diretor Regional do Norte.

Vitor Dias, antigo Presidente da FAJDP e Diretor Regional do Norte do IPJ, assume o cargo depois de alguns meses de indefinição e expetativa.

Desde sempre ligado ao associativismo, à juventude e às suas causas – primeiro como dirigente, depois como um dos fundadores da FAJDP e, mais recentemente como Diretor Regional do Norte do IPJ e Delegado Distrital do Porto do IPJ – numa entrevista recente à revista Associar+ da FAJDP, Vitor Dias enfatizou a relevância do papel das associações no (des)envolvimento dos jovens na sociedade:

Hoje é importante pensar nas novas formas de participação, nos novos interesses e necessidades dos jovens. É necessário trabalhar em conjunto, estabelecer redes de contacto de conhecimento e de partilha. É importante partilhar experiências descobrir novas formas de pensar e de intervir para resolver problemas.
Portugal tem um património que não pode desperdiçar, um movimento associativo com características únicas, mas nem sempre valorizado. As associações juvenis sempre foram ótimos espaços de promoção de atitudes empreendedoras. Espaços de capacitação e de desenvolvimento de competências. Podem ser excelentes laboratórios de iniciativas inovadoras e de experimentação social, ideias que depois de testadas podem ser adaptadas e replicadas em contextos formais com menor risco. Serão sempre excelentes escolas de cidadania e participação.

Vitor Basílio Rodrigues Baltazar Dias é licenciado em Ciências da Educação pela FPCEUP e assumia, até agora, a chefia  da Divisão Promoção da Empregabilidade da CM Porto.

 

Podes consultar aqui a entrevista na íntegra.