VoluntariadoAssociativo

O Instituto Português do Desporto e Juventude vai promover, em 2016, o projeto de voluntariado de longa duração “Voluntariado Associativo”. Os seus objetivos consistem em: proporcionar oportunidades de conhecimento do mundo associativo através da prática do voluntariado; desenvolver capacidades e adquirir competências através de metodologias de educação não formal e potenciar o surgimento de novas associações ou uma maior adesão ao movimento associativo.

Os projetos podem ter uma duração máxima de 180 dias e mínima de 60 dias. Cada entidade – associações ou federações juvenis (inscritas no RNAJ) – pode apresentar um máximo de dois projetos por ano, desde que o número total de dias, por projeto, não ultrapasse os 180 dias.

Os voluntários podem ser jovens ( entre os 14 e os 30 anos), com ou sem experiência na área associativa (preferencialmente sem: de modo a que seja possível a aquisição de competências e de experiências na área do associativismo); com disponibilidade para a acção e perfil específico para a tarefa (critério de desempate: data de inscrição na acção) e residência próxima do local de desenvolvimento da acção (maior relação com a comunidade).

As tarefas desempenhadas pelo voluntário terão uma duração diária de 5 horas e o reembolso de despesas inadiáveis terá o valor de 6 euros/dia/voluntário(a), a efectuar directamente pelo IPDJ.

Calendarização:

12 a 29 de Abril – Apresentação de candidaturas pelas associações/federações;

2 a 4 de Maio – Aprovação das candidaturas pelo IPDJ;

5 a 18 de Maio – Audiência prévia;

19 a 20 de Maio – Resposta às reclamações apresentadas;23 de Maio até 8 dias úteis antes do início de cada acção – Publicitação das acções aprovadas e dos documentos para inscrição dos jovens no Portal da Juventude;

6 de Junho a 9 de Dezembro – Realização das acções pelas associações/federações.

Para mais informações sobre as candidaturas contatar: Pedro Pombo.