Artigo escrito por Miglė Neverdauskaitė, voluntária SVE da FAJDP

 

A Lituânia é um país da região do Báltico no nordeste da Europa e um dos três estados bálticos, localizado na margem do mar Báltico.

 

eu map.png

 

A Lituânia é um dos países em desenvolvimento da União Europeia. Tem uma das redes de internet mais rápidas da Europa, excelente vida noturna,  belas paisagens naturais, baixo custo de vida e ambiente calmo – todos estes excelentes motivos para visitar, estudar ou fazer um projeto de voluntariado no país. Contudo, se tiveres medo da chuva, do vento e do frio, podes não te sentir tão confortável no inverno.

 

Vilnius
Vilnius – capital da Lituânia.

No século XIV, a Lituânia era um dos maiores e poderosos países da Europa. A nossa história é feita dos resquícios desses tempos áureos que foram preservados através dos impressionantes monumentos, edifícios e museus que podes encontrar em todas as cidades, grandes ou pequenas, da Lituânia.

Trakai Island Castle in Galve Lake

Castelo da Ilha de Trakai – a antiga residência dos grandes duques

 

No entanto, as maiores cidades são modernas e europeias, com transportes públicos desenvolvidos e confortáveis, atividades turísticas, bares, clubes e restaurantes.

kaunas

Cidade velha de Kaunas

A Lituânia também é conhecida pela sua natureza bonita e praticamente intocada. Apenas a 3 horas de viagem da capital, podes estar no lado oposto do país a apreciar uma vista marítima deslumbrante.

papludimys

Praia de Karkle

nida

Nida

 

lithuanian nature

Vilnius

A capital histórica da Lituânia,Vilnius, é classificada como uma cidade global de acordo com estudos da GaWC e conhecida pela arquitetura da sua Cidade Velha, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1994. Em 2009, Vilnius foi a Capital Europeia da Cultura. Depois de declarar Independência em 1991, a cidade rapidamente iniciou o seu desenvolvimento e agora é uma cidade europeia moderna, multicultural e ativa. Existem 65 igrejas em Vilnius. Como a maioria das cidades medievais, Vilnius foi desenvolvida em torno da sua Câmara Municipal. A artéria principal, Pilies Street, liga o Palácio Real à  Câmara Municipal. A Cidade Velha de Vilnius (centro histórico de Vilnius) é uma das maiores da Europa e os locais históricos e culturais mais valiosos estão aí concentrados. A Lituânia é um país pequeno com estradas e infra-estruturas bem desenvolvidas. Devido a isso, outras cidades da Lituânia são de fácil acesso.

 

rtw-lithuania-18
Kaunas

Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia. Enquanto Vilnius foi incorporada na Polónia, Kaunas serviu como capital temporária da Lituânia durante o período de guerra. Durante esse período, a cidade foi apelidada de Little Paris por causa da vida cultural e académica, da moda, da construção de inúmeros Art Déco, dos edifícios de estilo arquitetónico do Romantismo Nacional da Lituânia, bem como do mobiliário popular, do design de interiores do tempo e da ampla cultura do café. A arquitetura inter-guerra da cidade é considerada um dos melhores exemplos da Art Déco europeu e recebeu o rótulo do património europeu, e também resultou na nomeação de Kaunas, a primeira cidade da Europa Central e Oriental, como UNESCO City of Design. Em 2022, Kaunas será a Capital Europeia da Cultura.

 

shutterstock_237525562-panorama-of-kaunas-from-aleksotas-hill-lithuania-650x434

 

Pocket vocabulary:

  1. Labas (hi)
  2. Kaip sekas? (how are you?)
  3. Gerai (good)
  4. Ačiū (thank you)
  5. Koks tavo vardas? (what’s your name?)
  6. Mano vardas yra… (my name is…)
  7. Malonu susipažinti (nice to meet you)
  8. Alus (beer)
  9. Viso gero (bye)
  10. Aš noriu… (I want…)