A XX Element Project – Associação Cultural está a organizar um ciclo de cinema no feminino, que tem lugar na última quarta-feira de cada mês no Maus Hábitos. A partir de Junho a Porto Femme Sessions organiza sessões mensais, criando um lugar de exibição e divulgação de diversos universos que colocam a mulher no centro. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho de diversas cineastas e realizadoras, através da projeção das suas obras, e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

A 1ª sessão será já no dia 28 de junho pelas 22h.

 

Sobre a Associação…

Em 2016 nasce a XX Element Project – Associação Cultural com o objetivo de promover o enriquecimento cultural da população em geral e de atividades de caracter cívico e social, com especial enfoque na temática da mulher, promovendo a igualdade do género.
Ainda não se pode falar da história desta associação, mas sim do seu futuro que passa pela organização de ciclos de cinema no feminino, com programação dedicada à mulher. Nestas sessões, o espaço para o debate e a reflexão estará aberto com a presença de convidados que estimularão a discussão.

Em 2017 a associação iniciará o seu ciclo de exposições com “12 Apóstolas” -uma mostra de trabalhos ligados às várias temáticas que envolvem a mulher, com o objetivo de dar a conhecer obras de artistas femininas. Juntaremos artistas profissionais com outras que começam agora a dar os primeiros passos nesta área, e será lançado um concurso para selecionar 4 trabalhos de artistas estudantes.

O grande projeto da associação acontecerá em 2018 com a organização do primeiro Festival Internacional de Cinema no feminino. A aposta futura passará pela criação de uma Agência inteiramente dedicada aos trabalhos cinematográficos realizados por mulheres.