O IPDJ, I. P., tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
De igual modo, o IPDJ, I. P., visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro. Propõe-se, ainda, revitalizar o turismo jovem, em particular no que respeita à rede de pousadas da juventude e ao Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, é o serviço público de emprego nacional e tem como missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução das políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
A Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ),é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos, cuja principal missão é a de representar as associações juvenis locais a nível nacional junto dos poderes públicos e políticos, na defesa dos interesses do movimento associativo juvenil.
A Câmara Municipal de Valongo, celebrou com a FAJDP, um protocolo no âmbito da contrução do Plano Municipal da Juventude da Cidade de Valongo.
A Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, desde 1924, trabalha no sentido de sensibilizar, educar e atuar positivamente nos problemas sociais identificados em cada época. O seu trabalho incide particularmente nas questões relacionadas com a saúde, não obstante a sua finalidade estatutária seja também a promoção da inclusão e bem-estar sociais.