Avançar para o conteúdo

Dirigentes Associativos do Porto constroem Guia de Boas Práticas

No passado dia 1 de março, a Casa das Associações foi palco de um importante encontro do movimento associativo juvenil. Dezenas de dirigentes associativos reuniram-se para participar na sessão de co-criação do Guia de Boas Práticas Associativas, uma iniciativa promovida pela FAJDP que visa consolidar e partilhar experiências e estratégias bem-sucedidas.

Ao longo do dia, os participantes integraram diferentes grupos de trabalho, organizados em torno de temáticas essenciais para o associativismo juvenil: Sustentabilidade Ambiental, Inclusão, Parcerias Estratégicas/Operacionalização e Comunicação Efetiva/Digital. A dinâmica colaborativa permitiu a troca de ideias, a partilha de desafios e soluções, e a construção conjunta de um documento que refletirá as boas práticas do associativismo juvenil que alavancam o trabalho associativo dos nossos dirigentes, num formato que permite a fácil disseminação da informação e replicabilidade.

Este evento constituiu-se num momento crucial para o fortalecimento do associativismo juvenil no distrito do Porto, promovendo não só a reflexão sobre a importância das boas práticas, mas também o networking entre associações com diferentes experiências e áreas de atuação.

Para aqueles que não conseguiram marcar presença, poderão ainda enviar inputs por um formulário. A FAJDP encoraja todas as Associações interessadas a acompanharem as próximas etapas através das redes sociais e da Comunidade do WhatsApp.

O Guia de Boas Práticas Associativas nasce no âmbito do Programa JUNTOS!Porto, numa parceria entre a FAJDP, a Fundação “la Caixa” e a Fundação Aga Khan Portugal. O seu lançamento oficial ocorrerá no 1.º Fórum de Boas Práticas Associativas, a 29 de março, no Mosteiro de Leça do Balio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *