No dia 29 de março, durante o 1º Fórum de Boas Práticas Associativas Juvenis, tivemos o prazer de lançar o Guia de Boas Práticas Associativas na Sede da Fundação Livraria Lello – Mosteiro de Leça do Balio. Este Guia resulta de um processo colaborativo e participativo, que contou com o contributo de dezenas de dirigentes associativos de todo o distrito do Porto, e visa ser uma ferramenta essencial para apoiar as associações juvenis na gestão das suas atividades, na melhoria das suas práticas internas e na implementação de metodologias eficazes.
O Guia foi pensado para ser um recurso dinâmico, em constante evolução, capaz de acompanhar as mudanças e desafios que surgem nas organizações. Está estruturado em cinco áreas fundamentais: Comunicação, Inclusão, Parcerias Estratégicas, Sustentabilidade Ambiental e uma componente técnica, que aborda áreas como Contabilidade e Fiscalidade, promovendo uma gestão transparente e eficiente.
Com o objetivo de promover práticas mais inclusivas, eficientes e sustentáveis, o Guia oferece orientações práticas que podem ser aplicadas tanto por novas associações como por aquelas em processo de reorganização ou adaptação a novos contextos.
Disponível em versão impressa e digital, o Guia de Boas Práticas Associativas é um ponto de partida para o desenvolvimento contínuo do movimento associativo juvenil. Agradecemos a todos os que contribuíram para este projeto e convidamos as associações a utilizar o Guia como base para fortalecer o seu impacto e evolução.