Projeto “Pausas Breves!

Data de Término: 31/12/2023

Um dos serviços proporcionados pela Associação Cuidadores são as Pausas Breves. Estas pausas são períodos de duas horas que permitem o descanso do cuidador. Através da visita de uma equipa de voluntários para fazer companhia e vigilância à pessoa cuidada, permitimos que o cuidador disponha de duas horas para realizar qualquer atividade/tarefa que necessite. Desde: dormir, tomar um banho, restabelecer contactos com amigos, tratar de assuntos burocráticos, ir a uma consulta médica, entre outros.

Atividades: Durante o período da Pausa Breve os voluntários deverão fazer companhia e vigilância à pessoa cuidada, procurando estimulá-la cognitivamente através de atividades lúdicas e recreativas, jogos e conversas. Quando possível, também acompanham a pessoa dependente a passeios ao exterior (ida ao jardim, a uma farmácia ou parque infantil, no caso das crianças). Os voluntários não realizam tarefas relativas a alimentação e higienização do dependente e/ou do domicílio.

Indicadores: 30 cuidadores informais a beneficiar do serviço.

Qualificação:

  • Não existe qualificação mínima obrigatória.
  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir um registo criminal sem ocorrências;
  • Enquadrar-se nos princípios do voluntariado (compromisso, responsabilidade, assiduidade e comunicação).

Horário: De acordo com a disponibilidade do voluntário, no mínimo duas horas, quinzenalmente.

Local: No domicílio do Cuidador/Pessoa Cuidada.

Para candidatar-se a esta oportunidade, envie seus dados (nome da oportunidade de voluntariado, nome completo, idade, contacto de telefone e email) para rlvoluntariado@cm-porto.pt 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.