O Encontro Nacional de Conselhos Municipais da Juventude aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, organizado pelos municípios do Porto e de Braga, com a colaboração da FNAJ e CNJ. Neste encontro estiveram presentes mais de 55 municípios e a FAJDP integrou uma task force de auscultação em conjunto com a FAP, AAUM e FAJUB, que apresentou a sua visão do encontro no final do evento.
Na sessão de abertura, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa congratulou o Município de Braga e Porto, pela realização do II Encontro que trouxe uma vez mais para cima da mesa o impacto dos Conselhos Municipais de Juventude enquanto espaços de partilha e de ação.
Estiveram ainda presentes o Secretário de Estado da Juventude João Paulo Correia, a Vereadora da Juventude da Câmara Municipal do Porto Catarina Araújo e a Vice-Presidente e Vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Braga Sameiro Araújo. Mais tarde juntaram-se Marco Santos, Presidente da FNAJ e Rui Oliveira, Presidente do CNJ.
Durante o primeiro dia, a task force acompanhou de perto os técnicos da juventude e jovens que debateram entre si em quatro oficinas temáticas: a autonomia dos CMJs, a comunicação, sinergias de sucesso e a relevância dos Conselhos Intermédios, entre CMJ e o CNJ.
No final do dia teve lugar a segunda reunião do Conselho Municipal da Juventude do Porto onde a FAJDP felicitou a Câmara Municipal do Porto pela atribuição do Selo Município Amigo da Juventude – Categoria de 5 Estrelas, lançando o repto ao Executivo de continuar a colaborar com a Federação e promover políticas de impulsionamento ao associativismo juvenil.
No segundo dia de manhã teve lugar a apresentação dos resultados das Oficinas Temáticas, momento em que a task force teve oportunidade de apresentar contributos que, uma vez integrados no relatório final do evento, servirão de recomendações resultantes das diferentes sessões, possibilitando uma análise crítica e uma visão mais abrangente das questões e desafios enfrentados pelos Conselhos Municipais da Juventude do país.