O projeto “Geração Z Ensina!”, vencedor da 9ª edição do Orçamento Participativo do Município de Valongo na categoria Gerações já está em curso.
Em parceria com a FAJDP, o “Geracão Z Ensina” tem como objetivo capacitar jovens para desconstruir estereótipos e sensibilizar para o combate de narrativas nocivas em torno da homo-bi-trans-interfobia, racismo, xenofobia e igualdade de género, promovendo um diálogo intergeracional com pessoas mais velhas, em que os jovens são o principal agente na desconstrução destes preconceitos.
A primeira ação de formação foi dedicada à Educação Não Formal, onde os jovens participantes adquiriram conhecimentos sobre métodos e técnicas que irão aplicar nas sessões futuras com pessoas mais velhas. Este encontro foi marcado por atividades enriquecedoras, preparando os jovens para se tornarem verdadeiros agentes de mudança na sua comunidade no âmbito do projeto, mas não só: esta ação-piloto serviu também de pontapé de saída para fomentar a expansão do Associativismo Juvenil no município.
Também o módulo em torno da homo-bi-trans-interfobia já teve lugar, com discussões centradas na igualdade, respeito e diversidade. Encabeçada por Daniela Leal, da Associação Juvenil It Gets Better, a sessão contou com o envolvimento ativo dos jovens, motivados e ansiosos por aplicar o que aprenderam numa fase posterior do projeto.
Programada está já outra ação centrada na igualdade de género a 27 de dezembro, liderada por Rita Capucho, da Associação Juvenil XX Element. A 3 de janeiro, os jovens irão ainda explorar a temática da integração de migrantes, numa sessão liderada pela Associação Juvenil Refugees Welcome.
Uma vez concluídas as ações temáticas, os jovens irão ainda desenhar um plano de formação para implementar com os idosos, que colocará à prova os conhecimentos adquiridos durante as várias sessões.
“Geração Z Ensina!” é uma parceria entre o Município de Valongo e a FAJDP que pretende inspirar e a criar pontes entre gerações, promovendo uma sociedade mais equitativa e o Associativismo Juvenil entre novos públicos.